Notícias

FINAIS DO ESTADUAL FEMININO SUB-17

FINAIS DO ESTADUAL FEMININO SUB-17

 

Neste sábado (5), ocorrem os jogos decisivos que definirão o Campeão Gaúcho de 2017 no naipe feminino categoria Sub-17.

Dentre as atrações e figurando como candidatas ao título, estão as fortes equipes do Pelotas/Phoenix em busca do bi e S.C Internacional de Poa, estreante na competição.

 

As partidas serão disputadas em duas sedes distintas, sendo que o grupo D, composto por Palestra (Carazinho), Estrela e Pelotas/Phoenix, disputará seus confrontos no campo da ESEFID, no Bairro Jardim Botânico em Porto Alegre. Já o grupo E, que tem as equipes do Atlântico (Erechim), Paumar (Rio Grande) e S.C Internacional, terá seus embates no campo da Brigada Militar, no Bairro Partenon, também na capital.

 

Serão dois triangulares onde cada equipe jogará duas partidas dentro de seus grupos e o melhor colocado de cada grupo fará, às 19h30, a grande final no Estádio da PUC, localizado na Avenida Ipiranga.

 

Abaixo, algumas informações sobre as equipes finalistas:

 

AEF - Associação Estrela de Futebol, fundada em 2014, conta com futebol feminino desde esse ano e no mês de fevereiro de 2017 começaram os treinamentos e preparação para as competições da temporada. Hoje, conta com mais de 100 atletas a partir dos 10 anos de idade. Participa do Gauchão nas categorias Sub-15, Sub-17 e categoria adulta.

ATLÂNTICO – A equipe de Erechim, com grande experiência no futebol feminino adulto, estreou nas competições de base em 2017. No Adulto o clube já participou 3 vezes da Copa do Brasil, hoje extinta em função do Campeonato Brasileiro da categoria. Várias atletas formadas no clube foram encaminhadas para outros clubes como Iranduba, Kindermann, Grêmio, etc. Algumas com passagem pela Seleção Brasileira de base como Carol Gomes (hoje no Grêmio de Poa) e Carol Dalazen, destaque do tricolor no ano de 2016, contratada recentemente pela equipe do Kindermann. O time adulto já conquistou o estadual da categoria em 2013.

PALESTRA/CARAZINHO – O Palestra ficou em primeiro no grupo na fase classificatória já no seu primeiro ano de Gauchão. Já formou algumas atletas como Ana Lais, que esteve na seleção Sub-20 e a atual goleira do Grêmio Luana dos Santos. A equipe tem como origem o futsal. Também revelou a atleta Andressa Cordeiro que esse ano esteve em uma das listas de convocação pra Seleção Brasileira Sub-20.

PAUMAR-MAYORKA/RIO GRANDE – A Paumar/Mayorka é uma equipe que surgiu do futsal do clube Mayorka. Esse projeto tem 4 meses de existência e já conseguiu colocar as duas equipes  (Sub-15 e Sub-17) nas finais do Gauchão 2017 já no primeiro ano de existência. A cidade de Rio Grande, foi a única que teve duas equipes da mesma cidade no Campeonato Gaúcho e inclusive, se diz, que a metade sul do estado seja o celeiro gaúcho do futebol feminino.

 

 

PELOTAS/PHOENIX – É o atual campeão gaúcho da categoria (2016). As LOBAS, que comemoraram 21 anos de existência nesta semana que passou, é berço de grandes nomes do cenário feminino, como mais atualmente, a meio campista Andressinha, jogadora da Seleção Brasileira adulta e que atualmente joga na Liga Americana. As meninas da Zona Sul do estado, chegam até aqui com um retrospecto que impressiona. Foram 6 vitórias em 6 partidas, incríveis 32 gols marcados e nenhum sofrido.

S.C.INTERNACIONAL – As Gurias Coloradas como são carinhosamente chamadas, fazem a estreia na competição de base. Destaques para Helena (meia) e Isadora (zagueira) que recentemente estavam servindo a Seleção Brasileira Sub-17 comandada pelo técnico Luizão. O Campeão de Tudo também chega invicto na fase final, tendo conquistado 4 vitórias em 4 jogos, marcando 13 gols e nenhum gol sofrido.

A organização da competição é da ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL FEMININO com a chancela da FGF.

 

Texto: Rafa Souza/RSesportes.com.br

Imagens: Ita Pacheco/RSEsportes.com.br 

Crédito fotos: Divulgação Clubes